O programa

APRESENTAÇÃO / LINHAS DE PESQUISA

Apresentação

O foco do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem consiste em explorar como os diferentes enfoques, oriundos das diversas disciplinas acadêmicas envolvidas, podem se articular para propiciar uma visão mais abrangente dos processos da cognição e das funcionalidades das linguagens. Nosso programa inclui profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento (Tecnologias da Comunicação, Educação, Letras, Psicologia, Filosofia, Direito, Física, Biologia, Agronomia, Sociologia e Artes). Todos, entretanto, têm um dado fundamental em comum: uma abertura para o diálogo interdisciplinar. Nosso desafio é pôr essas diferentes abordagens em contato para produzir um conhecimento mais vasto, mais profundo, mais fértil e mais útil socialmente do que aquele restrito conhecimento especializado, a respeito da cognição e da linguagem, tal como figuram em nossas duas linhas de pesquisa. 
Como em outros programas interdisciplinares de nosso Comitê de Área, nossa proposta visa a atender a uma demanda crescente na área de formação de professores da educação básica, profissional e superior, haja vista que, desde 1999, de um total de 146 egressos do mestrado, 91% atuam ou migraram para estes campos profissionais. 

Desta forma, acreditamos estar capacitando-os a responder aos desafios relacionados à gestão e ao ensino nestas áreas, presencial e à distância; bem como ao planejamento e à utilização destes conhecimentos interdisciplinares, por meio das múltiplas mídias, canais de comunicação e interatividade da cognição e linguagem.

 

Linha 1 (PICENTI) - “Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação

A linha está dedicada a pesquisas interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. O estudo da Comunicação está centrado na Teoria da Comunicação e na Semiótica. Portanto, interessa-nos discutir como fenômenos atuais , como a cibercultura, apresentam novas problemáticas para a comunicação; como os princípios da comunicação podem ser aplicados à educação; e como outras áreas – bem como a filosofia da linguagem, a psicologia cognitiva e até mesmo a poética – podem enriquecer o conhecimento da comunicação. Os estudos acerca da Educação estão centrados nas Teorias da Aprendizagem, nas Metodologias de Ensino e no estudo das relações entre Educação e Saúde. Entretanto, não pretendemos conduzi-los à maneira tradicional dos programas de pedagogia, mas buscaremos focar os processos educacionais como processos de comunicação, dedicando atenção especial ao uso das novas tecnologias da informação no processo educativo. Finalmente, o estudo específico das Novas Tecnologias da Informação, embora envolva aspectos técnicos bastante específicos, é interdisciplinar por sua natureza; ele envolve os processos de comunicação e prestando-se a aplicações educacionais. O uso dessas novas tecnologias deve ser visto como variações no uso da linguagem e novas formas de aquisição de conhecimento, e estudado no contexto da cultura contemporânea.

 

A Linha 2 - (PICHAF) - Pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas, Artes e Filosofia.

A linha dedica-se a pesquisas interdisciplinares em ciências humanas, artes e filosofia. Esta aparente dispersão de objetos se unifica metodologicamente pela abordagem interdisciplinar e, em termos de conteúdo, pelo foco na cognição e na linguagem. Disciplinas como a Psicanálise e a Hermenêutica, frequentemente tão encasteladas em si mesmas, só nos interessam na medida em que dialoguem interdisciplinarmente e tenham como objeto de interesse a linguagem e a aquisição de conhecimento. Ciências cognitivas como a psicologia cognitiva, a neuropsicologia e a linguística são também mananciais para a criação de pesquisas interdisciplinares dirigidas aos fenômenos da linguagem e do conhecimento. As Artes encontram aqui também o seu espaço, na medida em que são exploradas como formas especiais de linguagem, elas dependem de processos de cognição específicos e possibilitam, por outro lado, uma terceira forma de conhecimento do mundo, ao lado da filosofia e da ciência. Dentro do amplo universo da Filosofia, esta linha de pesquisa privilegia a filosofia da linguagem, articulada principalmente à linguística e à comunicação; a hermenêutica, em diálogo com as ciências cognitivas; e a filosofia da cultura, voltada principalmente para o impacto cultural das novas tecnologias da informação.

 

1.1 - Descrevendo o Perfil do Egresso

Visamos formar profissionais que não se limitem à perspectiva de suas áreas de formação inicial, mas sim que possam atuar nas diversas áreas contempladas no programa, estando plenamente capacitados a usar uma abordagem interdisciplinar em sua atuação em diferentes áreas de estudo dos fenômenos da cognição e da linguagem, tendo conhecimento das principais ferramentas metodológicas e dos principais conteúdos disciplinares que podem ser aplicados ao estudo de tais fenômenos.

 

1.2 - Descrevendo os Objetivos

O objetivo geral do programa é produzir conhecimento e formar profissionais altamente capacitados para uma abordagem interdisciplinar de questões relativas à cognição e à linguagem, concebidas na sua forma mais ampla. Embora as pesquisas a serem desenvolvidas, em continuidade com aquelas já desenvolvidas atualmente no nível de mestrado e doutorado, tenham objetos específicos bem delimitados, elas devem se caracterizar pela abordagem interdisciplinar e pelo foco nos processos de linguagem e cognição.

 

Os objetivos específicos:

  • Viabilizar a compreensão dos processos orgânicos, mentais e linguísticos que possibilitam a cognição;
  • Desenvolver uma análise filosófica, semiótica, psicológica e psicanalítica das representações mentais;
  • Realizar uma reflexão filosófica sobre a natureza do conhecimento e da linguagem; análises fenomenológicas e hermenêuticas;
  • Desenvolver a pesquisa da linguagem como elemento de interação cultural e representação social;
  • Identificar a linguagem como instrumento e matéria da criação cultural e representação social;
  • Pesquisar sobre o aprendizado por meio da mediação tecnológica;
  • Tratar das relações da linguagem no contexto da Saúde Pública e o Idoso; e
  • Tratar de elementos da Saúde Coletiva e seus desdobramentos cognitivos.
     

1.3 – Descrição detalhada de como se processam e se conectam as disciplinas

a) Inglês Técnico:

Apenas para o acesso à pós-graduação para os não aprovados no teste de proficiência; como a proficiência é obrigatória, a disciplina não computa créditos (Ver regimento geral pós graduação UENF).
 

b) Introdução a Cognição e Linguagem:

Configura um momento em que todos os professores do programa ministram aulas para apresentação de suas linhas de pesquisa e seus principais avanços.
 

c) Seminários I e II:

São obrigatórios em todos os programas de pós-graduação da UENF, por força do regimento geral. Configuram momentos de interação acadêmica entre os alunos que já estão em fase de conclusão de suas pesquisas com os alunos novatos. Também participam destes momentos professores pesquisadores convidados.
 

d) Produção científica Interdisciplinar:

Esta disciplina foi introduzida para discutir e registrar as publicações dos alunos e professores junto aos principais periódicos da área (para o mestrado é exigido um artigo e para o doutorado dois artigos em revistas com o Qualis Capes não menor que B2).

 

Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação


Docentes vinculados a linha de pesquisa:

PROF. DR. Almy Junior Cordeiro de Carvalho
PROFA. DRA Analice de Oliveira Martins
PROF. DR. Andre Fernando Uebe Mansur
PROFA. DRA. Annabell Del Real Tamariz
PROFA. DRA. Bianka Pires André
PROF. DR. Carlos Henrique Medeiros de Souza (Coordenador)
PROF. DR. Crisóstomo Lima do Nascimento
PROF. DR. Edson Terra Azevedo Filho
PROFA. DRA. Eliana Crispim F. Luquetti
PROF. DR. Fermín Alfredo Tang Montané
PROFA. DRA Fernanda Castro Manhães
PROF. DR Gerson Tavares do Carmo
PROF. DR. Giovane do Nascimento
PROFA. DRA. Nadir Francisca Sant`Ana
PROF. DR. Renato Augusto DaMatta
PROFA. DRA. Rosalee Santos Crespo Istoe
PROF. DR. Sérgio Arruda de Moura
PROFª. DRª. Shirlena Campos de Souza Amaral
PROFA. DRA. Vera Lúcia Deps
PROFA. DRA. Verusca Moss Simões dos Reis



Pesquisas Interdisciplinares em Ciências Humanas, Artes e Filosofias


Docentes vinculados a linha de pesquisa:

PROF. DR. Carlos Eduardo Batista de Sousa
PROF. DR. Gilberto Lourenço Gomes
PROF. DR. Giovane do Nascimento
PROF. DR. Júlio César Ramos Esteves
PROFA. DRA. Maria Eugênia Ferreira Totti
PROFA. DRA. Verusca Moss Simões dos Rei

COORDENADOR DO PROGRAMA

Carlos Henrique Medeiros de Souza (Coordenador)

 

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cognição em Linguagem Mestrado e Doutorado.

Doutor em comunicação - UFRJ / Mestre em Educação / Bacharel em Direito / Bacharel em Informática / Licenciado em Pedagogia. Tem como área de interesse e de pesquisa as novas tecnologias da comunicação aplicada aos diversos campos do conhecimento, dentre eles, a educação através da mediação tecnológica, os ciberespaço, a mídia enquanto veículo de comunicação e a sociedade do conhecimento. Seu grupo de pesquisa trabalha com as Redes Sociais e seus diversos níveis de usabilidade. É Professor visitante dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidad Autonoma de Asuncion Também é coordenador do projeto de pesquisa GETIC - Grupo de Estudos da Educação, Tecnologia da Comunicação e Informação. Onde o objetivo é investigar a linguagem na sua diversidade de referências sociocognitivas sob o ponto de vista da interação entre os sujeitos envolvidos em formas de representação, dos efeitos do social nas formações discursivas, das redefinições sígnicas e contextuais envolvidas na aplicação das novas codificações tecnológicas e nas aplicações sociais dos universos lingüísticos. Atualmente é coordenador e professor da disciplina Linguagem e novas tecnologias da comunicação (PCL 4713) e atua como Coordenador do Mestrado e Doutorado de Cognição e Linguagem.

Linhas de pesquisa junto ao CNPQ

  1. Redes Sociais Digitais e o contexto Humano;
  2. Novas Tecnologias e Processos Educacionais;
  3. Linguagem e interações sociocognitivas: Contexto humano e tecnológico.

 

Contato:
chmsouza@uenf.br
chmsouza@gmail.com
Tel.:(22) 98827 5004
(22) 2739 7179 (LEEL)
Currículo Lattes

REGIMENTO GERAL UENF

REGIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO

MATRIZ DOUTORADO

MATRIZ MESTRADO

EMENTAS DISCIPLINARES

Disciplina PCL 4700

Disciplina PCL 4701

Disciplina PCL 4713 - Linguagem e Novas Tecnologias da Comunicação - Carlos Henrique

Disciplina PCL 4714 - Tópicos Especiais - Sociologia para não sociólogos

Disciplina PCL 4718 Introdução a Cognição e Linguagem - Sujeito e Representação. Uma Abordagem Interdisciplinar

Disciplina PCL 4721 - Seminários I

Disciplina PCL 4722 - Sociolinguística - Profa Eliana Luquetti - 1º 2011

Disciplina PCL 4733 - Tópicos Especiais em Gestão de Recursos Naturais - Gestão das Águas - Profª. Mª. Eugênia - 2º.2014

Disciplina PCL 4737 - Tópicos Especiais Leituras em Filosofia e História da Ciência no Contexto Interdisciplinar II - Profª Verusca Reis

Disciplina PCL 4741 Cognição, Cultura e Linguagem - Profª Vera Deps

Disciplina PCL 4745 - Afetividade, Linguagens e Culturas - o novo cotidiano escolar

Disciplina PCL 4748 - Tópicos Especiais em Filosofia - Nutrição e Cognição- Interação das funções - Profª Márcia Regina

Disciplina PCL 4752 - Tópicos especiais em Arte e Representação Social - A arte na pós-modernidade - Pedro Lyra 1º 2013

Disciplina PCL 4754 - TÓPICOS ESPECIAIS - Na era da escrita on line - A CRÍTICA GENÉTICA - DO MANUSCRITO AO ELETRÔNICO - Prof. Pedro Lyra - 2º.2014

Disciplina PCL 4755 - Tópicos Especiais em Cognição e Linguagem no Ambiente à Distância - Profs. Gerson Tavares e Eugênia Totti

Disciplina PCL 4760 Questões de Ética e de Bioética - 2007-II

Disciplina PCL 4765 - Escritas do Eu e Ficções da Autoria - Profa. Analice

Disciplina PCL 4769 - Tópicos Especiais em Estatística Aplicada a Ciências Humanas - Prof. Nilson

Disciplina PCL 4771- O Texto e as Novas Tecnologias- Modos de Produção, Leitura e Lirculação - Analice I-2010

Disciplina PCL 4773 - Introdução às Teorias do Discurso - Prof. Sérgio Arruda - II-2014 (1)

Disciplina PCL 4777 - Tópicos Especiais Leituras em Filosofia e História da Ciência no Contexto Interdisciplinar II - Profª Verusca Reis

Disciplina PCL 4786 - Educação, Saúde e Gênero - Profªs. Rosalee Istoe

Disciplina PCL 4788 - Tópicos Especiais em Auto-Regulação da Aprendizagem - Vera Deps - 2º 2011

Disciplina PCL 4790 - Tópicos Especiais em Filosofia e Teoria da Ciência Neurociência Cognitiva da Consciência - Prof. Carlos Eduardo - 2º.2014

Disciplina PCL 4792 - Tópicos Especiais de Educação Inclusiva e Acessibilidade - Profª Nadir Sant"anna

Disciplina PCL 4792 - Tópicos Especiais Educação Especial para Deficientes Visuais - Profª Nadir Sant"anna - Preenchido

Disciplina PCL 4792 - Tópicos Especiais em Introdução a Educação Inclusiva - Profª Nadir Sant"anna

Disciplina PCL 4793 - Tópicos Especiais - fundamentos filosóficos da educação contemporânea - Prof. Giovane

Disciplina PCL 4795 - Seminários II

Disciplina PCL 4796 - Produção Científica Interdisciplinar

Disciplina PCL 4800 - Pesquisa Discente

Disciplina PCL 4801 - Pesquisa de Tese

Disciplina PCL 4802 - Seminários III

Disciplina PCL 4803 - Seminários IV

Disciplina PCL 4804 - Estágio de Docência I

Disciplina PCL 4805 - Estágio de Docência II

Disciplina PCL 4806 - Métodos e Técnicas de Pesquisa – Aplicada - Mestrado e Doutorado 2014

Disciplina PCL 4807 - Ética e Bioética no Contexto Interdisciplinar - Prof. Júlio Esteves - 2º.2014

Disciplina PCL 4808 - TÓPICOS ESPECIAIS DE METODOLOGIA - CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO ORAL E ESCRITO - Prof. Gerson Tavares do Carmo

Disciplina PGCL 4787 - Inglês Técnico - Prof Sérgio Arruda - 1º 2011

GESTÃO FINANCEIRA

A comissão que trata da gestão financeira do programa é composta pelo seguintes docentes:

  • PROFA. DRA. ELIANA CRISPIM F. LUQUETTI
  • PROFA. DRA. ROSALEE SANTOS CRESPO ISTOE
  • PROFª. DRª. SHIRLENA CAMPOS DE SOUZA AMARAL

A comissão terá mandato 2016/2017.

Planilha PROAP 2015 Planilha PROAP 2016




1) Documento de solicitação da passagem aérea (Formulário):

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br).
* Entregar o original autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa.

2) Cotação da passagem aérea (imprimir o documento referente ao voo desejado)


3) Comprovante de aceite do trabalho a ser apresentado (2 vias)

OBS: A RESPEITO DE PASSAGENS AÉREAS, ATENÇÃO:

Se forem atendidas as datas e horários solicitados, não realizaremos trocas para atender preferências de companhia aérea.

Os setores requisitantes devem evitar, ao máximo, a remarcação de bilhetes; quando isso não for possível, os pedidos deverão ingressar na DGA com antecedência mínima de 48h.

As remarcações só poderão ser realizadas para intervalos superiores a 12h, ou seja, o novo horário pleiteado deve distanciar daquele do bilhete original em, pelo menos, 12h.

Só será permitida uma alteração por bilhete.

Em caso de remarcação, será priorizada a troca de bilhetes com a mesma companhia aérea, evitando cancelamento de passagens.

Quaisquer substituições, remarcações e cancelamentos geram custos para a Universidade e, normalmente, dobram ou triplicam o valor inicialmente gasto na passagem, por isso devem conter justificativa e anuência prévia do ordenador de despesa (autoridade competente).

Em caso de cancelamento, comunicar à GCOM com no máximo 02 dias de antecedência, sob pena de a passagem ser cobrada mesmo sem utilização.

Em caso de alteração de data e horário do bilhete, solicitar à GCOM com no máximo 05 dias de antecedência. O atendimento ficará condicionado à disponibilidade de horários e voos.

1) Encaminhar o formulário (modelo) com até 20 dias úteis antes do início da hospedagem.

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante

2) Em caso de cancelamento, comunicar à GCOM com no máximo 02 dias de antecedência, sob pena de a reserva ser cobrada, mesmo sem utilização.

3) Os cancelamentos geram custos para a Universidade, por isso devem conter justificativa e anuência prévia do ordenador de despesa (autoridade competente).


ONDE POSSO REALIZAR MINHAS REFEIÇÕES?


Restaurantes:

Bella Iska
Av. Dr. Gilberto Cardoso, 59 - Campos - RJ
Tel.: (22) 2724-9425

Bella Campus (ao lado da UENF)
RUA PROJETADA AGUIAR, 70 - HORTO - CAMPOS - RJ
TEL: (22) 3055-1051

O Braseirinho
Av. Alberto Lamego, 852 - Horto - Campos - RJ
Tel: (22) 2734-0441

OBS: Todos os restaurantes citados acima são próximos ao Campus da UENF.

COOPERATIVAS DE TÁXI


Copa táxi 24h - (22) 2737- 7450

A Líder Táxi - (22) 27346-865/9822-8491/ 0800-2826865

Táxi UENF - (22) 2739-7336

CHEGANDO A CAMPOS, COMO FAÇO PARA ME DESLOCAR ATÉ A UENF?


O campus Leonel Brizola, da UENF, fica dentro da zona urbana de Campos dos Goytacazes (RJ). Quem chega de ônibus pode desembarcar em uma das duas estações rodoviárias:

1) Rodoviária do Shopping Estrada (na chegada da cidade, para quem vem do Rio de Janeiro):

- Tomar a linha urbana ‘Shopping Estrada via UENF’ (Viação Conquistense)

2) Rodoviária Roberto Silveira

- Linha urbana ‘Oliveira Botelho / São Pedro / Circular’ (Viação Conquistense)

Obs.: Em qualquer das estações rodoviárias, há inúmeras linhas que conduzem ao terminal urbano do Centro da cidade. De lá, podem-se acessar as seguintes linhas urbanas: ‘Oliveira Botelho / São Pedro / Circular’ (Viação Conquistense) ou ‘Jockey via UENF’ (Viação São João).

ONDE POSSO ME HOSPEDAR EM CAMPOS?


Preços de diárias apenas indicativos.

Hotel Gramado
Av. Dr. Nilo Peçanha, 101/111 - Parque Santo Amaro - Campos - RJ
Tel.: (22) 2726-6300
Diária simples: R$ 132,00
Casal: R$ 173,00

Hotel Canaan
Av. Dr. Nilo Peçanha, 64 - Parque Santo Amaro - Campos - RJ
Tel.: (22) 2722-1099
Diária Simples: R$ 95,00
Casal: R$ 145,00

Hotel Antares
Rua Vigário João Carlos, 19 – Centro – Campos – RJ – CEP: 28.010-050
Tel.: (22) 2737-4141 / (22) 3054-4141
Fax: (22) 2722-0011
Diária simples: R$ 145,00
Casal: R$ 173,00

Hotel Dourado Center
Av 7 Setembro, 442 – Centro – Campos – RJ – CEP: 28010-562
PABX: (22) 2723-0340
Diária simples: R$ 61,99 (com ventilador) ou R$ 99,05 (com ar condicionado)
Casal: R$ 115,43 (com ventilador) ou R$ 163,46 (com ar condicionado)

Palace Hotel
Av. 15 Novembro, 143 – Centro – Campos – RJ – CEP: 28035-100
Tel: (22)2733-2858 / (22) 2737-6077
(22) 2722-9164 / (22) 2733-2277
Diária simples: R$ 129,00
Casal: R$ 175,00

Terrazzo Hotel
Rua Joaquim Távora, 22/24 – Centro – Campos – RJ
Tel.: (22) 2733-1405
Diária simples: R$ 101,50
Casal: R$ 140,00

Comfort Hotel
Avenida 28 de Março, 639 – Centro – Campos – RJ – CEP: 28020-740
Tel.: (22) 3234-3234
Diária simples: R$ 259,00
Casal: R$ 294,00

Via Park Flat Service
Avenida 28 de Março, 424 – Centro – Campos – RJ – CEP: 28020-970
Tel.: (22) 2737-5700
Diária simples: R$ 220,00
Casal: R$ 240,00

A – PARA EVENTOS JÁ REALIZADOS (a partir de janeiro/2016)

1) Formulários de solicitação de Diárias (Form 1 e Form 2 – Nacional e Internacional)

* Entregar o Form 1 assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.
* Encaminhar o Form 2 por email (pgcl@pgcl.uenf.br)

2) Certificado de apresentação do trabalho (2 vias)

B – PARA EVENTOS A SEREM REALIZADOS (a partir de janeiro/2016)

1) Formulário de solicitação de Diárias (Form 1 e Form 2 – Nacional e Internacional)

* Entregar o Form 1 assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.
* Encaminhar o Form 2 por email (pgcl@pgcl.uenf.br)

2) Comprovante de aceite do trabalho a ser apresentado (2 vias)

C – PARA TRABALHOS DE CAMPO E COLETA DE DADOS NO PAÍS (a partir de janeiro/2016)

1) Formulário de solicitação de Diárias (Form 1 e Form 2)

* Entregar o Form 1 assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.
* Encaminhar o Form 2 por email (pgcl@pgcl.uenf.br)

TAXA DE INSCRIÇÃO
(no mesmo exercício financeiro e a partir de janeiro/2016)

1) Documento de solicitação de reembolso (Formulário próprio)

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

2) Comprovantes (original e cópia) do pagamento da taxa de inscrição (Recibo em nome da UENF ou boleto bancário, apresentando o CNPJ do favorecido). Este deverá ser devidamente carimbado e atestado com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF e afixados em papel tamanho A4.

3) Certificado de apresentação do trabalho (2 vias). Caso o evento ainda não tenha ocorrido, o solicitante deverá apresentar o comprovante de aceite do trabalho (2 vias).

OBS.: Para eventos no exterior, anexar autorização e publicação para o afastamento.

TAXA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
(no mesmo exercício financeiro e a partir de janeiro/2016)

1) Documento de solicitação de reembolso (Formulário próprio).

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante, orientador (se for o caso) e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

2) Apresentação da Nota fiscal original e cópia da prestação de serviço em nome da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – CNPJ 04.809.688/0001-06 – Endereço: Av. Alberto Lamego, 2000, Campos dos Goytacazes /RJ, 28013-602. Esta deverá ser devidamente carimbada e atestada com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF)

3) Artigo Científico a ser publicado.

OBS: Caso o pagamento tenha sido efetuado em favor de Instituição estrangeira, deverá ser acrescentado aos documentos acima:

* Comprovante de despesa apresentando o valor pago em reais e a cotação de conversão da moeda utilizada para gerar o valor da despesa a ser ressarcida.

TRADUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
(no mesmo exercício financeiro e a partir de janeiro/2016)

1) Documento de solicitação de reembolso (Formulário próprio)

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

2) Apresentação da Nota fiscal original e cópia da prestação de serviço em nome da Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – CNPJ 04.809.688/0001-06. – Endereço: Av. Alberto Lamego, 2000, Campos dos Goytacazes/RJ. 28013-602. Esta deverá ser devidamente carimbada e atestada com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF).

3) Artigo científico traduzido

OBS: Caso o pagamento tenha sido efetuado em favor de Instituição estrangeira, deverá ser acrescentado aos documentos acima:

* Comprovante de despesa apresentando o valor pago em reais e a cotação de conversão da moeda utilizada para gerar o valor da despesa a ser ressarcida.

1) Documento de solicitação de reembolso (Formulário)

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

2) Passagem aérea – apresentação dos cartões de embarque originais, devidamente carimbados e atestados com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF e afixados em papel tamanho A4.

3) Passagem terrestre – apresentação dos bilhetes originais, devidamente carimbados e atestados com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF e afixados em papel tamanho A4.

4) Comprovar a atividade realizada, atentando-se à Portaria 156/2014 que rege o Convênio.

* Entregar o original assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

AUXÍLIO FINANCEIRO PARA O CUSTEIO DE DESPESAS COM HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E LOCOMOÇÃO URBANA


1) Documento de solicitação de reembolso (Formulário)

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

2) Comprovantes (original e cópia) das despesas com hospedagem, alimentação e Locomoção urbana.

– Recibo em nome da UENF apresentando o CNPJ do favorecido. Este deverá ser devidamente carimbado e atestado com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF e afixados em papel tamanho A4.

Em caso de anexar notas fiscais, deve-se obedecer aos critérios abaixo :

Identificar número, título do convênio e o nome do Concedente (Informações com o Setor de Convênios – ramal 86029);

Estar dentro do prazo de validade do convênio para sua emissão;

Ser original e sem rasuras

A Nota Fiscal deverá ser devidamente carimbada e atestada com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF e afixados em papel tamanho A4.

3) Comprovar a atividade realizada, atentando-se à Portaria 156/2014 que rege o Convênio.

REEMBOLSO – AUXÍLIO A ESTUDANTE


TAXA DE INSCRIÇÃO
(no mesmo exercício financeiro e a partir de janeiro/2016)

1) Documento de solicitação de reembolso (Formulário)

* Encaminhar por email (pgcl@pgcl.uenf.br)
* Entregar o original assinado pelo solicitante e autorizado pelo representante do Laboratório na Comissão Coordenadora do Programa. ANEXAR AO FORMULÁRIO CÓPIA DO RG, CPF E TELEFONE COM DDD.

2) Comprovantes (original e cópia) do pagamento da taxa de inscrição (Recibo em nome da UENF ou boleto bancário, apresentando o CNPJ do favorecido). Este deverá ser devidamente carimbado e atestado com assinatura e a matrícula de dois funcionários da UENF e afixados em papel tamanho A4.

3) Certificado de apresentação do trabalho (2 vias). Caso o evento ainda não tenha ocorrido, o solicitante deverá apresentar o comprovante de aceite do trabalho (2 vias).

DOCUMENTO DE ÁREA INTEDISCIPLINAR - CAPES

FERRAMENTAS ANTI-PLÁGIO

REVISORES CREDENCIADOS

Prof. Me. Cínthia Marítz dos Santos Ferraz Machado
Doutoranda em Estudos Literários pela UFJF
E-mail:cinthiaferraz@yahoo.com.br
(31) 86260394 / (31) 7308-2759

Prof. Me. Lisete Monteiro da Gama
E-mail:lismongama@yahoo.com.br
(22) 2722 0809 / (22) 9736-2611

Prof. Leonardo Guimarães Borges (revisor e tradutor)
Licenciado em Letras (português/espanhol) pela UFJF
E-mail:leoletrasufjf@hotmail.com
(32) 8854-7650

TRADUTORA (Inglês-Português; Português-Inglês)

Prof.ª Joyce Vieira Fettermann
Mestra em Cognição e Linguagem - UENF
E-mail:joycejvieira@gmail.com
(22) 99721-7047